UniRitter tem aulas práticas e atendimentos veterinários na Expointer 2024

UniRitter tem aulas práticas e atendimentos veterinários na Expointer 2024

5 / Setembro / 2024

Estande com espaço de convivência entre professores, alunos e visitantes oferece palestras abertas ao público

A UniRitter estará presente durante toda a Expointer 2024, feira internacional de agropecuária que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 24 de agosto a 1º de setembro. O estande da instituição no evento está localizado próximo ao Portão 7, Lote 64, em frente ao gado rústico. A Casa da UniRitter funciona sempre das 9h às 22h, e é dividida em duas áreas, com espaço de aprendizagem e sala de convivência para receber professores, alunos e visitantes que queiram se informar sobre os cursos disponíveis e assistir a palestras.

Durante o período da feira, parte das atividades do curso de Medicina Veterinária ocorrem no parque, onde serão ministradas aulas práticas para os estudantes e ações abertas ao público. “É uma oportunidade de proporcionar aos alunos experiências com diferentes espécies e raças de animais, além da troca de conhecimento e networking com os demais expositores”, explica a professora Ana Carolina Barreto Coelho. A instituição também presta atendimentos veterinários aos animais em exposição, através dos professores, que podem ser observados e auxiliados pelos alunos.

A programação de palestras no espaço da instituição de ensino inicia nesta segunda-feira, 26 de agosto, tendo como temas “Ozonioterapia: uma abordagem livre de doping para cavalos atletas” e “Consequências clínicas dos equinos resgatados das enchentes do RS”, pela manhã, e relato sobre a ocorrência de influenza aviária de alta patogenicidade em mamíferos e aves marinhas no litoral do Rio Grande do Sul, à tarde. Na quarta, 28, o público da feira poderá acompanhar, pela manhã, a palestra “Visão prática na avaliação de bem-estar dos animais de produção”, que estará sendo ministrada para os estudantes da disciplina de Práticas Veterinárias: Clínica Médica e Produção.

O público em geral também pode conferir no local uma prévia da infraestrutura de Medicina Veterinária disponível no Campus FAPA. Haverá uma exposição de anatomia bovina, que simula o processo de gestação e parto. A ferramenta facilita o entendimento da anatomia do animal de grande porte.

Complexo Médico Veterinário

A graduação em Medicina Veterinária da UniRitter conta com um complexo no Campus FAPA, em Porto Alegre, e tem em sua estrutura para aulas práticas, laboratórios completos, salas de simulação e de atendimentos além de um bloco cirúrgico para grandes animais. Conta ainda com uma Fazenda Escola de 150 hectares: a Biotech, com 3,5 mil m² de instalações voltadas para as atividades práticas de animais de produção. Ainda, conta com um setor de atendimento de animais silvestres em aulas práticas. Assim, os alunos aprendem tudo sobre essas espécies desde o primeiro semestre da graduação.

O Complexo Médico Veterinário oferece ainda atendimentos a pequenos animais por meio de consultas com médicos veterinários especializados agendadas ou de Emergência, além

de exames de imagem e cirurgias. Agendamentos de consultas para pets devem ser realizados pelo WhatsApp (51) 3230-3350 ou pelo telefone (51) 3230-3345. Os atendimentos funcionam de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h, com atendimento exclusivamente para cães e gatos.