UniRitter realiza mutirão de doações de sangue em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul

19 / Junho / 2024

Iniciativa visa chamar atenção para a importância de manter os estoques cheios e volume de doações intenso constantemente

Na data de 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. No período crítico da tragédia, as doações de sangue foram volumosas, assim como o movimento que envolveu o país para itens como roupas, alimentos, água e materiais de limpeza. No começo de maio, os hospitais e hemocentros conseguiram melhorar seus estoques, registrando filas e necessidade de agendamentos prévios. Contudo, os doadores só podem repetir o gesto, em média, três meses depois, enquanto cada bolsa de sangue tem vida útil de até 40 dias. Ou seja, esse é um movimento que precisa de constância e alternância de voluntários para que os estoques permaneçam abastecidos.

Pensando nisso, a UniRitter mobilizou alunos dos cursos de saúde da instituição e organizou o mutirão de doação de sangue em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa ocorre em duas datas, quinta e sexta-feira, 13 e 14 de junho. Na quinta-feira, o Hemocentro irá disponibilizar um ônibus para levar os estudantes até sua sede (Avenida Bento Gonçalves, 3.722, Porto Alegre). A concentração será realizada no campus FAPA do centro universitário (Avenida Manoel Elias, 2.001), a partir das 8h, com saída prevista para as 9h.

O gesto da doação de sangue precisa ser lembrado sempre. Além de chamar atenção da população, estimulamos os estudantes e a comunidade acadêmica a serem doadores constantes”, salienta Siomara Monteiro, coordenadora dos cursos de saúde da UniRitter.

Com a iniciativa, a UniRitter reforça seu compromisso com a responsabilidade social com objetivo de formar profissionais atentos a boas práticas cidadãs. Nos cursos de saúde da instituição, a diretriz curricular orienta para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) como prioritário, reforçando a importância da assistência pública qualificada e do cuidado com a comunidade.