UniRitter inicia no campus Canoas projeto de acolhimento e escuta destinado a vítimas da enchente

19 / Junho / 2024

Atendimentos são realizados em grupos separados por faixa etária, contemplando crianças, jovens, adultos e idosos

A UniRitter abriu as portas do campus Canoas para ouvir as demandas relacionadas à saúde mental da população do município vítima dos estragos causados pela enchente de maio. Com o objetivo de proporcionar escuta e acolhimento, o Centro Integrado de Saúde (CIS) da Psicologia do centro universitário criou o projeto ABRACIS. As dinâmicas ocorrem em grupo e são organizadas por alunos de estágio sob a supervisão da psicóloga preceptora Marina Severo. Ao todo, são quatro grupos, separados por faixas etárias, com atividades relacionadas a emoções e autocuidado.

A ideia do projeto surgiu em campo, na atuação voluntária dos nossos alunos nos abrigos de Canoas, quando eles perceberem que na etapa de retorno às casas haveria a necessidade de se trabalhar frustração, luto, emoção e todos os sentimentos de maneira adequada e assertiva, com o intuito de reduzir os danos psicológicos da tragédia”, explica Eduarda Lima de Oliveira, professora e coordenadora adjunta de Psicologia da UniRitter em Canoas.

O projeto tem início nesta semana, com atividades às terças, quintas e sextas-feiras, sendo realizado, pelo menos, ao longo de todo semestre. Às terças, às 14h15, a instituição receberá os idosos no grupo Sessenta e fala, para pessoas com sessenta anos ou mais. Entre as ações propostas estarão a apresentação de objetos que estejam associados a autocuidado, tarefas de autocuidado para serem praticadas em casa e interações com o espelho para conversas consigo.

Já às quintas, as angústias dos jovens serão discutidas às 15h no grupo Adole(sente), oferecido a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Fechando a semana, às 14h das sexta-feiras é a vez das crianças e dos adultos. O público infantil formará o grupo Oficina das Emoções, que contará com atividades lúdicas a exemplo de sessões de filmes e desenhos animados como ferramenta de manejo das emoções. Já as dinâmicas adultas são direcionadas a pessoas que centralizam situações de todo ambiente familiar. As atividades de ambos ocorrem no mesmo horário pensadas para conciliar a logística dos pequenos e seus responsáveis.

Nosso objetivo com o projeto é gerar conforto e apoio psicológico nesse momento de crise e emergência, proporcionando acolhimento para a população do município e do entorno do campus que esteja vulnerável neste momento”, acrescenta Larissa Cantele, coordenadora dos cursos de saúde da UniRitter em Canoas.

Os quatro grupos estão em formação, com vagas abertas em todos e limite de 20 integrantes para as divisões jovens, adultos e idosos e 15 na categoria infantil. Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/abracisunr.