Projeto UneDireitos da UniRitter realiza mutirões de assistência jurídica gratuita nos campi Canoas e FAPA

19 / Junho / 2024

Estudantes e professores se unem para atender a comunidade, sanando dúvidas e identificando necessidades jurídicas relacionadas à enchente

Alunos, professores e egressos do curso de Direito da UniRitter realizam mutirões de orientação jurídica para atender gratuitamente vítimas da enchente em Canoas e em Porto Alegre. A equipe de voluntários do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UniRitter estará realizando atendimentos para sanar dúvidas e identificar as necessidades jurídicas específicas que envolvem as pessoas atingidas pela pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. As ações acontecem neste sábado, 22, nos turnos da manhã (das 9h às 12h) e da tarde (das 13h às 16h), nos campi FAPA e Canoas da instituição de ensino (R. Santos Dumont, 888 – Canoas e R. Manoel Elias, 2001 – Porto Alegre).

Os mutirões fazem parte do projeto UneDireitos, que busca ampliar atendimentos jurídicos à população mais impactada pela enchente. Por isso, as iniciativas realizarão as ações em Canoas e Porto Alegre, duas cidades gravemente atingidas pela inundação. “O objetivo da comunidade acadêmica da UniRitter é integrar o curso de Direito nas ações pela reconstrução solidária do Rio Grande do Sul, atentos ao futuro depois da tragédia”, explica a professora Karina Fernandes, uma das coordenadoras do projeto.

Mais do que um plantão de escuta e de assistência à comunidade, os atendimentos do UneDireitos visam conectar as pessoas ao meio jurídico e estudantes, possibilitando orientações adequadas e individualizadas. “A expectativa é acolher as demandas diversas que possam ser trazidas em relação aos direitos que eles têm como pessoas atingidas pela catástrofe climática e aos direitos relacionados à dignidade na reconstrução de suas vidas”, complementa Karina.

O projeto UneDireitos também tem ações previstas envolvendo outro mutirão de cidadania e uma campanha de arrecadação de livros para estudantes do curso de Direito da UniRitter que tenham perdido seus materiais por causa da enchente.

Mutirão de atendimento jurídico gratuito

Os interessados em colaborar voluntariamente nos atendimentos à população deverão entrar em contato com o curso de Direito da UniRitter pelo e-mail [email protected].

Já as pessoas que buscam por assistência não precisam se cadastrar previamente. A equipe de voluntários estará recebendo todos que chegarem precisando de assessoria jurídica no sábado. A orientação é que sejam levados documentos necessários para consultas, como RG, CPF e CadÚnico.

Cartilha dos Direitos dos Abrigados

Além do mutirão de assistência com orientações individualizadas, o curso de Direito da UniRitter já vem realizando ações solidárias desde maio, quando a instituição de ensino ainda servia de abrigo a vítimas da tragédia. A Cartilha de Direitos dos Abrigados, elaborada pelos professores Karina Flores e Vinícius Filipin, reúne explicações sobre as sete primeiras políticas públicas anunciadas para auxiliar os atingidos pela enchente e mapeia outras cinco medidas que ainda não haviam sido implementadas.

Por meio das informações do material, os acolhidos no abrigo UniRitter campus FAPA receberam o passo a passo para ter acesso a cada benefício, de acordo com a sua necessidade. É possível ter acesso à versão digital pelo link: bit.ly/direitosfapa.

O material está sendo atualizado pelos estudantes do curso e será disponibilizado nas mídias da UniRitter.

O quê: Assistência jurídica gratuita à comunidade atingida pela enchente

Quando: sábado, 22 de junho

Turnos: Manhã (das 9h às 12h) e Tarde (das 13h às 16h)

Onde:

UniRitter campus Canoas (R. Santos Dumont, 888 – Niterói, Canoas – RS, 92120-110)

UniRitter campus FAPA (R. Manoel Elias, 2001 – Passo das Pedras, Porto Alegre – RS, 91240-261) Informações: [email protected]