Projeto Mulheres na Obra forma primeira turma
 

Matéria

Projeto Mulheres na Obra forma primeira turma

20 / Dezembro / 2024

Realizada pela UniRitter em parceria com a Prefeitura de Canoas, a capacitação preparou 15 alunas para o mercado de trabalho

 

Realizado pela UniRitter em parceria com a Secretária Municipal de Educação de Canoas, o projeto de extensão universitária Mulheres na Obra realizará a primeira formatura de capacitação feminina para atuar no setor de construção civil. A iniciativa qualificou gratuitamente estudantes e mães de estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho. As 15 mulheres que concluíram o curso receberão a certificação em cerimônia realizada na tarde de segunda-feira (9), às 15h, no campus Canoas da UniRitter (Rua Santos Dumont, 888).

Como apoiadora do programa, a Tigre Brasil realizou o treinamento e forneceu todo o suporte para a certificação das mulheres como instaladoras hidráulicas. Na conclusão da capacitação, além do certificado para atuar como auxiliar de obra, as formandas também ganharão uma carteirinha oficial da Tigre.

Durante o curso, foram realizadas trilhas de capacitação e conexão com o mercado de trabalho. As aulas foram ministradas por Gilcemar Bercot, instrutor técnico da Tigre, e apresentaram conteúdos em módulos sobre água quente e fria, esgoto e drenagem.

A formatura da primeira turma do projeto nos orgulha ainda mais após todos os desafios enfrentados em 2024, sabendo que a capacitação dessas mulheres para inserção no mercado de trabalho será um importante instrumento nesta fase de retomada”, afirma a professora de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter Raquel Daroda, coordenadora do Mulheres na Obra.

Na parceria com a Prefeitura de Canoas, a Secretaria Municipal de Educação ficou responsável pelo transporte das alunas e pelo controle de evasão. Além da Tigre, também apoiam o projeto as Tintas Killing, a Moinhos de Vento Madeireira e Ferragem, a Linderplast e a Madesquim Concept.