Prêmio Rymsza reconhece criatividade dos futuros publicitários da UniRitter
 

Matéria

Prêmio Rymsza reconhece criatividade dos futuros publicitários da UniRitter

22 / Outubro / 2018

Concurso celebrou a desconstrução em uma noite de muita emoção e reconhecimento.

A segunda edição do Prêmio Rymsza de Criatividade Publicitária reuniu alunos, professores e familiares na noite de quinta-feira, 18 de outubro, no auditório do prédio 4 no campus FAPA. Em 2018, foram 120 produções acadêmicas inscritas nas seguintes categorias: Fotografia; No Media; Redação; Direção de Arte; Vídeo, Áudio; Projetos Especiais; Campanha Social e Campanha. A noite também contou com a presença do empreendedor Cesar Paz, que palestrou sobre o projeto Porto Alegre Inquieta. O prêmio é uma realização do curso de Publicidade e Propaganda, em homenagem póstuma ao professor Gabriel Rymsza, e busca reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos elaborados em sala de aula. O evento teve organização do Núcleo de Relações Públicas da Agência INQ, com identidade visual e material gráfico produzido pelo Núcleo de Publicidade e Propaganda e com cobertura do Núcleo de Jornalismo e Produção Audiovisual.

A cerimônia foi apresentada pelo professor Rodrigo Rodembusch, que abriu o evento destacando a mobilização de todos os alunos do curso em prol da premiação. “O Prêmio Rymsza se torna cada vez mais um importante marco acadêmico para o curso de Publicidade e Propaganda da UniRitter”, destacou Rodembusch. Em seguida, subiu ao palco o coordenador do curso, Geferson Barths, que em sua fala parabenizou todas as produções acadêmicas feitas em sala de aula. Para o coordenador, o importante não é apenas os resultados, mas o conhecimento e a experiência que os alunos ganham no processo de construção dos trabalhos. Sobre o tema deste ano, Geferson ressaltou: “Na sociedade atual, precisamos desconstruir especialmente a imobilidade do nosso pensamento sobre as coisas”. E completou: “A criatividade é o único meio que temos para fazer a diferença no futuro, então para desconstruir o mundo lá fora, precisamos primeiro desconstruir o nosso interior”.

O convidado principal da noite foi o empreendedor serial, engenheiro e mestre em design estratégico Cesar Paz, que já trabalhou com estratégia digital para as principais marcas do mercado brasileiro. No palco, Cesar falou sobre o seu mais novo projeto, o Porto Alegre Inquieta, que é um coletivo de pessoas que busca articular todas as expressões de economia criativa que existem na cidade e fomentar essa indústria, através do uso de mensagens pelas redes sociais. O publicitário evidenciou o significado de economia criativa e como todos estamos inseridos nessa esfera. “A economia criativa trabalha com recursos intangíveis, como o conhecimento, experiência e criatividade, e é por isso que estamos aqui, para adquirir essa base e conseguir construir projetos com sustentabilidade”, disse. Para finalizar, o empreendedor comentou que mais de 500 pessoas trabalham em sete projetos em grupos de WhatsApp, com encontros presenciais recorrentes para a construção de uma plataforma de transformação social da cidade de Porto Alegre, através da economia criativa.

O evento também contou com a presença da professora do curso de Publicidade e Propaganda e coordenadora do Mosaico Hub de Inovação, Daniela Horta, que saudou os 47 anos da UniRitter celebrados no dia 18 de outubro. “Estamos em uma instituição de ensino superior, que aposta no desenvolvimento do espírito empreendedor e inovador como ferramenta de transformação social”, ressaltou. Além do aniversário da UniRitter, o dia 18 de outubro marcou a passagem do primeiro ano de funcionamento do Mosaico – um facilitador e um incentivador de todas as iniciativas que surgem dentro de sala de aula.

Para animar a noite de premiação, o estudante do curso de Jornalismo e slammer Luka Pumes fez uma performance com um poema autoral, questionando o estereótipo racial na sociedade e desconstruindo essa visão hostil. A música ficou por conta do aluno de Publicidade e Propaganda, Peter Vicente (voz), e do produtor musical Kevin Severo (violão). Ao longo do evento a dupla fez intervenções musicais que embalaram toda a plateia.

Nas nove categorias, foram premiados os três primeiros lugares. O terceiro e o segundo lugar ganharam um troféu de terceiro e, o segundo lugar, um kit da Neugebauer e um brinde da UniRitter. O primeiro lugar ganhou um troféu, a caneca personalizada do Prêmio Rymsza, uma bolsa de estudos no centro de línguas, um kit da Neugebauer e um vale compras na livraria Saraiva.

Confira abaixo a lista completa de vencedores do Prêmio Rymsza 2018.

CATEGORIA FOTOGRAFIA:
1º – “Uma dança com o vazio” – Líder: Rafael Azevedo2º – “Liberdade” – Líder: Carolina Sellmer3º – “Não seja um babaca – Skol Beats” – Líder: Sthefanie Tischer | Grupo: Camilla Silveira, Luis Enrique Martirene, Marcus Budó e Sthefanie Tischer

CATEGORIA NO MEDIA:
1º – “Mensagem no Pano” – Líder: Thomas Canal2º – “Floreie Desculpas” – Líder: Carolina Sellmer | Grupo: Carolina Sellmer e Bianca Geisler3º – “Projeto CanyHelp” – Líder: Adriana Machado Schnitzer | Grupo: Elana Albrecht e Gabriel Moraes

CATEGORIA REDAÇÃO:
1º – “Zoo – Onde o imaginário se torna real” – Líder: Bruno Figueira | Grupo: Bruno Figueira e Pedro Seibel2º – “Floreie Desculpas” – Líder: Carolina Sellmer | Grupo: Carolina Sellmer e Bianca Geisler3º – “Mensagem no Pano” – Líder: Thomas Canal

CATEGORIA DIREÇÃO DE ARTE:
1º – “Identidade Visual Nexo” – Líder: Douglas Alff | Grupo: Carla Pliski2º – “Isto não é um caminho” – Líder: Fayller Augusto dos Santos Aprato | Grupo: Fayller Augusto dos Santos Aprato e Maythe Rocha3º – “Toda forma de amor” – Líder: Carolina Machado Brandenburger | Grupo: Liziane Severo

CATEGORIA VÍDEO:
1º – “A nova unidade” – Líder: Emanuelle da Silveira | Grupo: Gabriel Mattos, Débora Vieira e Lucas Jobim2º – “Azul Forte” – Líder: Luísa de Lima Soares | Grupo: Ana Gomes, Carol Brum, Dienifer Vargas, Helena, Jéssica e Lehana3º – “Amarras” – Líder: Alessandra Machado de Souza | Grupo: Fernanda Corleta, Geonanna D´Ambros, Rafaela Vieira, Cátia Hendges e Rafael Araújo

CATEGORIA ÁUDIO:
1º – “Driblando o Preconceito” – Líder: Juliana Ruiz dos Santos | Grupo: Lucas Souza Passos, Victória Mileski e Willian Rodrigues2º – “Dia dos Namorados” – Líder: Filipe Pereira | Grupo: Andreza Rodrigues, Diênifer Neumann, Filipe Pereira e Gabriela Duarte3º -Spot Instituto Goethe” – Líder: Bruna Malu da Silva| Grupo: Bruna, Martina, Brenda e Caroline

CATEGORIA PROJETOS ESPECIAIS:
1º – Projeto Reconstruir – Bases para uma nova história” – Líder: Liandra Brehm Santana | Grupo: Liandra Brehm Santana e Carla Pliski2º – “Clube da Horta” – Líder: César Vastuk | Grupo: Gabriela Soares, Mayara Fabrício, Nicolly Vieira,Tainara Rodrigues e Vinícius Andrade3º – “Bluezup” – Líder: Felipe Rodrigues | Grupo: Alicia Pilotti, Felipe Rodrigues, Jordan Pakulski e Douglas Alves

CATEGORIA CAMPANHA SOCIAL:
1º – “Mensagem no Pano” – Líder: Thomas Canal2º – “Floreie Desculpas” – Líder: Carolina Sellmer | Grupo: Carolina Sellmer e Bianca Geisler3º – “O Maior Amigo Secreto do Mundo” – Líder: César Vastuk | Grupo: Mayara Fabrício, Gabriela Soares, Nathalia Lauxen, Roberta Guimarães e Jean Iponema

CATEGORIA CAMPANHA:
1º – “Projeto CanyHelp” – Líder: Adriana Machado Schnitzer | Grupo: Elana Albrecht e Gabriel Moraes2º – “Floreie Desculpas” – Líder: Carolina Sellmer | Grupo: Carolina Sellmer e Bianca Geisler3º – “Mensagem no Pano” – Líder: Thomas Canal

AGÊNCIA INQ

Texto | Júlia Barth

Fotos | Natália Tudela e Sofia Pedroso