Pesquisa revela dados de empregabilidade de egressos do Ensino Superior
27 / Setembro / 2024
Levantamento ouviu graduados com formatura realizada entre 2018 e 2022
Pesquisa realizada pela Ânima, o maior ecossistema de educação de qualidade no Brasil, do qual a UniRitter é integrante, revela alta taxa de empregabilidade entre os profissionais formados no centro universitário. De acordo com o levantamento, que ouviu 748 graduados na instituição entre 2018 e 2022, 91% conquistaram espaço no mercado de trabalho tão logo se formaram e 84% do total permanecem em atuação atualmente, um salto de 41 pontos percentuais se comparado ao momento de ingresso dos estudantes no Ensino Superior (43% deles iniciam o curso com renda mensal).
A pesquisa também questionou, dentro do universo de ex-alunos com emprego, se eles trabalham em sua área de formação, com 84% respondendo afirmativamente, e se aplicam os conhecimentos adquiridos em suas atividades diárias, o que foi confirmado por 88% deles. A remuneração média dos profissionais formados na UniRitter é de R$ 4,9 mil, o que representa um salto de 133% na comparação ao momento de início da trajetória na graduação.
“O resultado da pesquisa é animador e gratificante, pois confirma o nosso compromisso com a qualidade acadêmica e reforça nosso papel como educadores para a vida, com a conexão entre o que se aprende e a sua aplicação, na prática”, afirma Rachel Ballardin, diretora-geral da UniRitter.
Vanessa Bronzoni se formou em dezembro de 2018 no curso de Design de Moda. Após algumas experiências, tornou-se empreendedora no segmento sob medida de noivas e festas. “Em minha profissão, repertórios criativo e técnico são levados muito em consideração. Na UniRitter, todo o currículo me auxiliou muito a aprimorar conhecimentos e aplicá-los, inclusive nos projetos autorais. O acompanhamento acadêmico fez diferença para a trajetória profissional e o trabalho de conclusão de curso é aplicado em sua essência de trabalho“, conta a egressa.
Considerando o sucesso na carreira como um requisito valorizado no momento da avaliação e contratação de um candidato, um movimento importante da instituição foi o de alinhamento da vivência acadêmica com o mercado de trabalho. Um grande passo nessa direção envolveu a criação das Unidades Curriculares Duais (UCs Duais), em uma iniciativa pioneira do Ecossistema Ânima, na qual os alunos aprendem a resolver problemas do mundo real das empresas.
“Ao permitir que os estudantes tenham uma experiência prática em situações reais de trabalho, proporcionamos um ambiente de aprendizagem valioso para o desenvolvimento de habilidades profissionais e de networking que farão a diferença na hora que esse profissional chegar ao mercado de trabalho. A pesquisa, em contraste com os dados nacionais, mostra exatamente isso”, afirma Paula Harraca, CEO da Ânima.
O currículo disposto em UCs ajuda a explicar o dado relacionado à experiência profissional durante a graduação, outro fator positivo da pesquisa, com 83% dos estudantes exercendo atividades remuneradas no período.
Números nacionais
De forma global, levando-se em conta todas as Instituições de Ensino Superior integrantes do Ecossistema Ânima, mais de 80% dos formandos estavam empregados após a conclusão da universidade. Entre 25 de agosto de 25 de setembro de 2023, foram ouvidos mais de 16 mil profissionais formados de 2018 a 2022 em 12 estados brasileiros nas modalidades, presencial, semipresencial e Educação a Distância (EAD).
Os cursos presenciais são os que registraram a maior taxa de empregabilidade após a formatura, com índice de 87% de egressos trabalhando ou ocupados logo após a conclusão do curso. Um dado interessante é que, dentre todas as modalidades, 75% dos egressos trabalham na área de formação acadêmica e aplicam os conhecimentos adquiridos na graduação. Os resultados ficam confortavelmente acima do parâmetro nacional de pessoas ocupadas em idade para trabalhar, a partir de 14 anos, que é de 57%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao primeiro trimestre de 2024.
Sobre a UniRitter
A UniRitter faz parte da Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino de qualidade do país. É uma das mais conceituadas e inovadoras instituições de ensino superior de Porto Alegre e Canoas. Completando 52 anos de tradição, em 2024, possui mais de 70 cursos de graduação presenciais e semipresenciais, além de ofertar diversas especializações. Se destaca pela qualidade da educação transformando seus estudantes e educadores em profissionais capacitados para se adequar e transformar as demandas da sociedade, sempre atentos às questões socioambientais e de diversidade. Também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais com diversos polos no Rio Grande do Sul. A UniRitter recebeu a pontuação máxima (nota 5) do Ministério da Educação (MEC) em relação à avaliação de recredenciamento institucional.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 387 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.