Longa-metragem produzido por alunos da UniRitter ganha sessão especial na CCMQ
30 / Outubro / 2024
Filme A Vida é Assim foi exibido às 19h na Cinemateca Paulo Amorim
A cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana, recebeu na terça-feira, 29, às 19h, o longa-metragem A Vida é Assim, dirigido por Carlos Feldens, estudante de Cinema e Audiovisual da UniRitter. O projeto do filme teve origem em sala de aula, na disciplina Narrativas e Produção Transmídia, ministrada por Camila Morales e Roberto Belmonte, com a questão “Como será o amanhã?” como norteadora das produções. O trabalho envolveu sete estudantes: Aylana Dorneles, Bernado Galeazzi, Bybyana Cagnini, Matheus Gonçalves, Nícolas Fernandes, Yasmin Severo Maia, além de Feldens.
Ao longo da disciplina, o projeto ganhou corpo e se estendeu para além do ambiente acadêmico. “Enquanto escrevia o roteiro, a história foi ganhando proporções que não cabiam mais no formato de curta-metragem, tendo se expandido para algo muito maior. Por se tratar de uma narrativa dividida em múltiplos núcleos, sugeri ao grupo que talvez fosse possível filmar um longa, e, para minha surpresa, a ideia foi abraçada”, explica Feldens.
Ambientado em Porto Alegre, a película mostra encontros e desencontros da rotina dos personagens na Capital. Ao longo das cenas, há o entrelace das histórias de uma jovem que descobre ter contraído HIV, de uma mulher viúva que enfrenta um trauma profundo e tenta encontrar consolo em lembranças do marido, de um homem em terapia lutando contra a autossabotagem, e de um casal gay de pais que precisa aprender a lidar com o crescimento do filho, abrindo mão de uma proteção excessiva, explorando camadas de profundidade e complexidade a cada enredo.
“Como estudante de cinema, posso dizer que essa foi uma verdadeira escola, a produção exigiu muito. Com um elenco de mais de dez pessoas, algumas cenas tinham a necessidade de figurantes, locações variadas e um cronograma de gravação bastante otimizado. Foi muito especial ver a equipe se engajando cada vez mais à medida que as gravações avançavam. Estamos muito animados para apresentar o resultado final na exibição especial”, acrescentou o diretor.
O filme A Vida é Assim foi vencedor do Desafio Band da UC Dual Narrativas e Produção Transmídia, tendo concorrido com projetos de todo o ecossistema Ânima.
Sinopse A Vida é Assim
Em Porto Alegre, Priscila, Júlia, Joca, Guilherme, Leonardo, Maurício e Bernardo se entrelaçam em meio a dilemas pessoais e relações complicadas. Cada um enfrenta suas próprias batalhas internas, buscando sentido e redenção em um mundo marcado por incertezas e pressões sociais. Entre encontros e desencontros, eles navegam pelas turbulências da vida moderna, tentando encontrar um caminho para um futuro mais promissor.
Ficha técnica
ELENCO
ANA SPOHR – Priscila
WINIE LACERDA – Júlia
CARLOS FELDENS – Bernardo
ROBIN DIAS – Joca
KAUÊ SANTOS – Guilherme
KELVIN PRUDÊNCIO – Leonardo
JULIO CARISSINI – Maurício
NATASHA MURAGUTI – Eduarda
BONI RANGEL – Paulo
RODRIGO BESTETTI – Médico
BYBYANA CAGNINI – Amiga Médica
ROTEIRO / DIREÇÃO
Carlos Feldens
PRODUÇÃO
Aylana Dorneles
Bernado Galeazzi
Bybyana Cagnini
Carlos Feldens
Matheus Gonçalves
Nícolas Fernandes
Yasmin Severo Maia
SOM
Aylana Dorneles
Bybyana Cagnini
Matheus Gonçalves
Nícolas Fernandes
OPERADOR DE CÂMERA
Carlos Feldens
Nícolas Fernandes
MAQUIAGEM
Aylana Dorneles
Bybyana Cagnini
EFEITOS VISUAIS
Nícolas Fernandes
Carlos Feldens
BASTIDORES
Bernado Galeazzi
MONTAGEM / EDIÇÃO
Carlos Feldens
AGRADECIMENTOS
Alteres – Espaço de Psicologia e Integralidades
Hair Trendy Concept