Estudante da UniRiter conquista 1º lugar no Troféu ARI/Banrisul de Jornalismo na categoria universitária
17 / Dezembro / 2024
A estudante do oitavo semestre de jornalismo, Michelle Garcia Santos, conquistou o primeiro lugar na categoria universitária, classificado como Projeto Especial da 66ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo. A solenidade, oferecida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), ocorreu no dia 12 de dezembro, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
A comissão julgadora do prêmio avaliou os trabalhos de 84 estudantes em cinco categorias universitárias. A categoria concorrida pela estudante, Projeto Especial em Jornalismo, é específico para inscrições de Trabalho de Conclusão de Curso.
Para a premiação, Michelle entregou o projeto do seu TCC teórico-prático com um podcast chamado No Afronte, que discute sobre racismo e a necropolítica no jornalismo digital em seis episódios. Para os conteúdos foram entrevistados acadêmicos e acadêmicas, figuras políticas e jornalistas.
“Eu era a única estudante preta na premiação, isso reflete o ponto que todo o trabalho que fiz se propõe a debater: o porquê de não haver mais profissionais negros no jornalismo e por que noticiar mortes negras de forma desumana. É uma reflexão que partiu não só da minha vivência, mas também de muitas pessoas como eu que também se questionam a respeito disso. Espero que eu possa colaborar cada vez para a sociedade e que seja apenas o começo”, afirma a estudante.
Em 2022, durante a 64ª edição do Prêmio ARI, Michelle também recebeu a Menção Honrosa em Reportagem Universitária Multimídia Web.
Para conferir o trabalho premiado da estudante, basta clicar AQUI