Alunos e professores do curso de Odontologia da UniRitter prestam atendimento a abrigados no Campus FAPA

6 / Junho / 2024

Em um consultório móvel, voluntários priorizam casos de maior urgência

Alunos e professores do curso de Odontologia da UniRitter prestam atendimento odontológico a desalojados que estão abrigados no Campus FAPA da instituição de ensino, em Porto Alegre. Os procedimentos estão sendo realizados em um consultório móvel, priorizando casos de urgência mapeados pelos profissionais da saúde que atuam voluntariamente no local. Atualmente, o Campus está abrigando cerca de 150 pessoas afetadas pelas enchentes.

Nós identificamos necessidades odontológicas urgentes em uma triagem de saúde geral que realizamos com todos os abrigados. Fizemos uma lista desses pacientes e iremos chamá-los por ordem de urgência”, explica a professora do curso de Odontologia da UniRitter, Jeniffer Zettermann, que idealizou a iniciativa junto ao também professor, João Pozzobon. “Essas são pessoas que já estão em uma situação de vulnerabilidade e nossa expectativa é de conseguir trazer um pouco de conforto e dignidade a elas”, completa a docente. Além dos dois organizadores da ação, também estão envolvidos os professores Fernanda Montini, Caroline Angonese e Rafael Bender.

As consultas iniciaram nesta quarta-feira, dia 15 de maio, e serão oferecidas até domingo, das 9h às 16h, na unidade móvel de atendimento odontológico, cedida pelo SESI-RS. A equipe, em cada turno, será formada por um professor e quatro alunos da Odontologia, todos voluntários. A expectativa é de que, atendidos os casos de urgência, também possa ser oferecida profilaxia aos abrigados no Campus FAPA. Os pacientes que tiverem necessidade de acompanhamento posterior serão encaminhados à sua Unidade de Saúde de referência ou à clínica odontológica da UniRitter.

Para manter o acolhimento, o campus da Avenida Manoel Elias, número 2001, no Passo das Pedras, também conta com doações da comunidade. Os itens de maior necessidade são divulgados, de forma atualizada, no perfil da UniRitter no Instagram (@UniRitter). As entregas podem ser feitas no abrigo ou no Campus Zona Sul (Rua Orfanotrófio, 555, em frente ao prédio A).