29 de setembro e a conscientização sobre perda e desperdício de alimentos

29 de setembro e a conscientização sobre perda e desperdício de alimentos

27 / Setembro / 2024

Estipulada pela ONU em 2020, data chama atenção para importância do aproveitamento integral dos ingredientes

Celebrado há quatro anos, o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos foi proclamado em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção para o aproveitamento integral das matérias-primas que compõem as refeições. A data visa promover inovações, boas práticas e inovações na nutrição e na gastronomia, alinhando esforços globais para a redução da fome no mundo.

Estimativa da própria ONU indica que, do total de alimentos produzidos para consumo humano, 14% são perdidos e 17% desperdiçados, quantidade que seria suficiente para alimentar 1 bilhão de pessoas, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Phuma).

Entre os objetivos da criação da data estão reduzir pela metade o desperdício global de alimentos per capita no varejo e no consumidor, e diminuir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e fornecimento. Nesse contexto, a falta de refrigeração adequada resulta na perda de, aproximadamente, 526 milhões de toneladas de alimentos anualmente.

A fim de levar a conscientização para alunos da Educação Básica e Infantil, os cursos de Gastronomia e Nutrição da UniRitter desenvolveram o projeto de extensão Sabores Sustentáveis, o qual apresenta nas escolas públicas conteúdos que abordam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), redução de resíduos sólidos, higienização correta e uso integral de alimentos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e impactos na saúde de alimentos ultraprocessados.

A data é um marco importante para chamar atenção de um problema global, mas, para avançarmos na causa, o assunto precisa ser discutido de forma ampla e constante. Quanto mais cedo se sabe sobre a importância da utilização integral, maior será a chance de conscientizarmos o coletivo a partir de cada jovem da nova geração impactado com a realidade”, explica o coordenador do projeto e professor dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UniRitter, Willian Zarpelon.

A oficina dos Sabores Sustentáveis amplia as ODS 2, que trata da fome zero e agricultura sustentável, e 12, sobre consumo e produção responsáveis, além de explicar a higienização correta dos alimentos para garantir segurança, boas condições de consumo e qualidade com o objetivo de evitar contaminações e casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), com o passo a passo de como realizar o processo. Além disso, há explicações sobre alimentos que podem ser aproveitados integralmente, a exemplo de folhas, cascas, talos e sementes, explicando a riqueza nutricional de cada um, e sobre as PANCs ora-pro-nobis, taioba, caruru, capuchinha, peixinho e orelha-de-padre. A apresentação ensina, ainda, como fazer a própria horta e quais os riscos para a saúde da ingestão de alimentos ultraprocessados.

Evento terá atividade de aproveitamento integral de alimentos

Nos dias 1º, 3 e 4 de outubro, nos campi Canoas, FAPA e Zona Sul, respectivamente, a UniRitter irá realizar o Experimente o Seu Futuro, que proporcionará aos estudantes de Ensino Médio vivências e situações profissionais de carreiras de seus interesses. No evento, o curso de Nutrição realizará, nas cozinhas pedagógicas de cada campus, aula prática de aproveitamento integral de alimentos, com preparo de nhoque e ragu de banana e brownie de feijão com PANCs.

A programação dispõe, ainda, de palestras, workshops práticos, orientações personalizadas e experiências interativas e ocorre das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30 nas três datas.