Atualizações Rio Grande do Sul Atualizações Rio Grande do Sul

Atualizações Rio Grande do Sul

Como funciona

Nesta página estão centralizadas todas as informações referentes às últimas atualizações da situação atual em nosso Estado.

Neste momento desafiador, reafirmamos nosso compromisso em apoiar toda a comunidade acadêmica do Sul.

Atualizações Rio Grande do Sul

Confira as Informações sobre:

• Alunos

• COMUNICADO - 24/05/2024

Olá, estudante.

Como sabe, estamos acompanhando com atenção a situação do Rio Grande do Sul após as inundações que afetam o Estado desde o início de maio.

E, diante da evolução gradativa do cenário, informamos que o retorno das atividades para os cursos de graduação acontecerá a partir de 27 de maio.

Para estudantes das modalidades presencial e semipresencial, as aulas acontecerão no formato remoto/síncrono, ou seja, com aulas on-line e ao vivo.

Importante ressaltar que a reposição de todas as aulas e avaliações acontecerá de acordo com o calendário acadêmico pertinente a cada uma das modalidades.

Informações detalhadas serão enviadas para o e-mail cadastrado em sua ficha acadêmica e, qualquer dúvida, você também pode consultar a coordenação do seu curso ou tutor.

Continuaremos o monitoramento nos próximos dias, observando com atenção o cenário para que possamos retornar de forma tranquila e organizada.

Qualquer nova atualização será comunicada pelos canais institucionais.

Fique bem e até logo!

• COMUNICADO - 17/05/2024

Olá,
      Esperamos que você e sua família estejam bem e seguros!

Seguimos acompanhando de perto a situação do Rio Grande do Sul e, diante dos desafios que ainda enfrentamos por causa das fortes chuvas na região, informamos que as atividades acadêmicas seguem suspensas até o dia 25 de maio.

Vale lembrar que a sua plataforma acadêmica estará disponível para assistir a conteúdos gravados, caso haja, bem como para acessar materiais de aulas.

Veja como ficam as orientações para os próximos dias:
      – Para as atividades acadêmicas, assim como avaliações não realizadas, será oferecida oportunidade de reposição aos estudantes que necessitarem.

– A retomada das aulas e outras atividades acadêmicas presenciais nas unidades acontecerão assim que as condições permitirem.

Quaisquer mudanças serão comunicadas pelos canais institucionais.

Seja solidariedade!

Estamos direcionando as nossas atividades de Extensão Universitária para apoiar as demandas emergenciais e contribuir de alguma forma para a recuperação das comunidades afetadas.

Por isso, convidamos você a ajudar a quem precisa e, ainda, validar suas ações solidárias como parte de um projeto de extensão, contribuindo como puder para ajudar nossa comunidade.

Confira aqui o edital e participe!

• COMUNICADO - 09/05/2024

Olá, estudante!

Esperamos que você e seus familiares se encontrem bem.

Continuamos acompanhando de perto a situação pela qual o nosso Estado do Rio Grande do Sul está passando e, devido à extrema gravidade, todas as atividades acadêmicas, tanto presenciais quanto on-line continuam suspensas até 18 de maio, incluindo as avaliações. Além de qualquer atividade nas nossas unidades, que estão servindo como apoio para ações realizadas pela prefeitura e Defesa Civil.

Em momento oportuno, traremos informações sobre como serão realizadas as reposições de aulas e de outras atividades acadêmicas, incluindo avaliações.

Vale ressaltar que a sua plataforma acadêmica estará disponível para assistir a conteúdos gravados, bem como para acessar materiais de aulas.

Estamos profundamente sensibilizados pela situação jamais vista no RS e estamos empenhados em ajudar toda a comunidade do Sul da melhor forma possível.

Confira mais informações no Conectados.

• Professores e Corpo Administrativo

• COMUNICADO GERAL - 09/05/2024

Em função do momento de extrema gravidade e mantendo nosso olhar cuidadoso e atento às nossas pessoas, concentraremos todas as informações nesta página.

O momento é desafiador e seguimos, unidos e unidas, em solidariedade e
      apoio às comunidades e famílias impactadas em todo o Rio Grande do Sul.

Confira mais informações no Órbita

#SomosÂnima #SomosSolidariedade

• Abrigo e Apoio

• O que estamos fazendo:

Estamos trabalhando ativamente, por meio de educadores, docentes e estudantes voluntários, para auxiliar as pessoas que foram afetadas pelas enchentes. Confira algumas dessas ações:

UNIRITTER – FAPA
      • Abrigo para 150 pessoas
      • Depósito – farmácia Solidária
      • QG 4 chefs com produção de 900 marmitas diárias para abastecimento de 5 abrigos
      • Container para fabricação de pão

FADERGS – ZONA SUL
      • Hospedagem 200 militares
      • Fabricação de 800 lanches para distribuição nos abrigos
      • Produção de peça íntima nos laboratórios

DEMAIS AÇÕES
      • Apoio e gestão abrigo em Canoas para 150 pessoas
      • Equipe 40 médicos Unisul por 7 dias, durante 3 meses, atenderão em abrigos de POA +

Canoas
      • APP SALVA RS: app criado por professores voluntários das áreas de Comunicação, Ciência da Computação e Arquitetura da UniRitter que permite que pessoas necessitadas de socorro tenham sua localização disponibilizada para equipes de resgate voluntárias e das forças de segurança. Vale ressaltar que, qualquer atualização sobre este tema, você será prontamente informado(a).

Neste momento de dificuldade, o Ecossistema se une em solidariedade, mostrando que juntos somos mais fortes e capazes de superar qualquer desafio.