Estudante de jornalismo da UniRitter conquista distinção na 4ª edição do Prêmio Themis de Jornalismo
12 / Dezembro / 2024
O estudante de jornalismo Arthur Augusto Xavier Alves conquistou o terceiro lugar na categoria universitária da 4ª edição do Prêmio Themis, ofertado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que ocorreu no dia 28 de novembro.
O Prêmio Themis é uma ação do Conselho de Comunicação Social do TJRS, com realização da DICOM. O objetivo é reconhecer produções que destacam as boas práticas do Judiciário e valorizar o jornalismo profissional. A iniciativa é apoiada pelo portal Coletiva.net.
“A terceira colocação do Prêmio Themis de Jornalismo do TJRS foi um grande reconhecimento pessoal e profissional para mim. Um reconhecimento a nível estadual, reforça a importância da nossa pauta sobre a saúde mental das mulheres privadas de liberdade no sistema penitenciário gaúcho. Além de compreender como as apenadas, muitas vezes, são invisibilizadas pela sociedade”, analisa Arthur.
Concorreram, neste ano, 39 conteúdos jornalísticos assinados por 42 profissionais. Os trabalhos foram divulgados em 14 veículos ligados a dez grupos de mídia do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Oito estudantes de Jornalismo de três universidades gaúchas também participaram.
A avaliação dos trabalhos foi realizada por comissões compostas por magistrados com atuação na área temática da categoria, jornalistas da Direção de Comunicação Social (DICOM) do TJRS e representantes das instituições parceiras: Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arfoc-RS) e Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors).