Projeto (Re)Viver da UniRitter inicia entrega de bibliotecas modulares a atingidos pela enchente de maio
3 / Dezembro / 2024
Primeiro módulo está à disposição da comunidade no campus Canoas do centro universitário
A UniRitter realiza nesta semana a primeira ação, em Canoas, do projeto de extensão (Re)viver, que entregará bibliotecas modulares a Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) atingidas pela enchente de maio com o objetivo de ofertar espaços lúdicos de leitura para crianças. A atividade ocorrerá na quarta-feira (4), às 9h, no campus Canoas do centro universitário com 26 alunos da EMEI Nilton Leal e participação de Érida Amaral, secretária adjunta de Educação do Município. No local, as crianças participarão de momentos de contação de histórias, com o autor Antônio Schimeneck, e produção de um mini livro sobre a cidade. Ao final da ação, cada participante receberá um kit com dois livros doados por estudantes de outros estados, que também escreveram cartinhas com mensagens positivas.
A biblioteca modular dispõe de um kit-base de livros novos com 40 obras recomendadas para a primeira infância. O espaço também conta com outros títulos recomendados a essa fase da vida, obtidos a partir de doações de livros em bom estado de conservação feitas por alunos da rede privada de Porto Alegre. “Colocar o (Re)viver em prática é uma grande vitória, conquistada a partir da união de esforços entre a instituição de ensino superior e as entidades e parceiros que acreditaram no poder dos livros como importante instrumento de reconexão das crianças com o ambiente escolar nessa fase de retomada das atividades”, afirma Raquel Daroda, professora de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter, desenvolvedora e coordenadora do (Re)viver.
Com o olhar atento à demanda, a proposta contempla um espaço lúdico, acolhedor e convidativo para estimular o interesse pela leitura. “Acessar o universo das histórias ativa a imaginação, amplia o repertório de visão de mundo e ajuda na construção da identidade. Por meio dos livros as crianças fortalecem vínculos e desenvolvem habilidades socioemocionais, entendendo sobre os seus sentimentos e o mundo que as cerca”, acrescenta Raquel.
O próximo passo do projeto será presentear as escolas com os módulos. Por indicação da Secretaria de Educação, a EMEI Nilton Leal será uma das contempladas. Com o intuito de ampliar o alcance, o projeto (Re)viver busca, também, construir novas relações com interessados, incluindo representantes do poder público, em levar a proposta diretamente às instituições de educação infantil de Canoas e de Porto Alegre.
O (Re)viver tem o apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), do Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/RS, Rede Urban95, Arquitetos Voluntários e projeto Cidade Mini Alegre.