UniRitter e Defesa Periférica realizou palestra gratuita sobre justiça social

UniRitter e Defesa Periférica realizou palestra gratuita sobre justiça social

5 / Setembro / 2024

Evento ocorreu na terça-feira, 27 de agosto, no campus Zona Sul do Centro Universitário

A UniRitter e o Instituto Defesa Periférica realizou a palestra “Práticas jurídicas na construção do acesso à justiça social nos territórios”. O evento ocorreu na próxima terça-feira (27), às 19h15, no auditório D do campus Zona Sul do Centro Universitário (Rua Orfanotrófio, 555, Porto Alegre). A participação foi gratuita e aberta à comunidade externa, sem necessidade de inscrição prévia.

O painel foi ministrado pelas advogadas e coordenadoras do Defesa Periférica Gabriela Jardim e Isadora Trajano, que apresentaram a prática jurídica no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social e os mecanismos necessários para efetivação do acesso democrático à Justiça.

A atividade também contou com a apresentação do projeto de extensão acadêmica Clínica de Direitos Humanos (CDH), voltado a alunos de Direito e de Psicologia da UniRitter, em parceria com o Defesa Periférica. Na CDH, os estudantes terão contato direto com situações da comunidade, em atividades de campo com atendimentos integrados e discussões, em sala de aula, dos casos individualizados. Em grupo, definirão as melhores soluções para cada situação e avaliarão quais necessitam de atendimentos psicológicos em paralelo às demandas jurídicas.

Percebemos a necessidade durante o período da enchente, no trabalho no abrigo da UniRitter, quando as demandas de auxílio jurídico eram muitas. Praticamente, não existe um esgotamento nessa área, e a população mais vulnerável é carente dos serviços. Tanto a UniRitter quanto o Defesa Periférica estavam precisando de parceiros para conseguir ajudar mais pessoas. Além disso, proporcionamos oportunidade aos nossos alunos de vivenciarem problemas reais que permitam a eles o desenvolvimento da cidadania e da responsabilidade social”, explica a professora Karina Fernandes, uma das coordenadoras do CDH.

O projeto de extensão irá ocorrer ao longo de todo o semestre, com possibilidade de renovação da parceria.