Atendimento aos atingidos pelas enchentes tem reforço de grupo de 40 profissionais da saúde vindo de SC

14 / Maio / 2024

Equipe de professores médicos, enfermeiras e estudantes da UniSul traz insumos, medicamentos e equipamentos para suporte aos desabrigados

Pessoas que tiveram que sair de suas casas por causa das enchentes recebem nesta semana reforço no atendimento à saúde. Uma equipe de 40 professores médicos, enfermeiras e estudantes da UniSul viajam nesta segunda-feira, 06, para Porto Alegre com o objetivo de atender os desabrigados por sete dias.

O grupo, que vem da região sul do estado de Santa Catarina, traz insumos, medicamentos e equipamentos necessários para os atendimentos, sendo trazidos da UniSul Pedra Branca e UniSul Tubarão para serem comportados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Em virtude do cenário de catástrofe no RS, a UniSul se mobilizou para se juntar ao time da UniRitter que tem um ponto de abrigo no Campus FAPA (Avenida Manoel Elias, 2001, Porto Alegre).

No local, há 140 leitos para desabrigados e 60 vagas para animais de estimação, sendo 40 para cães e 20 para gatos. O espaço conta com uma equipe provendo alimentação e também atendimento veterinário aos animais recolhidos. Para manter o apoio aos acolhidos o local depende de doações, sendo necessário neste momento: roupas íntimas infantil (0-6 anos), roupas íntimas masculino e feminino, luvas para higiene, rodo, sacos de lixo, desodorante e lenços umedecidos.

“Atendendo ao chamado ético de nossa profissão e princípio da formação de grandes seres humanos, nos mobilizamos para responder prontamente solicitação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Secretário Estadual de Saúde”, destaca Rodrigo Nunes, diretor médico acadêmico regional Sul dos cursos de Medicina da Inspirali, que atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. A Inspirali é uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições.

Acolhimento a desabrigados com suporte veterinário:

Local: UniRitter Campus FAPA – Av. Manoel Elias, 2001 – Passo das Pedras, Porto Alegre

Estrutura: 140 leitos, 40 vagas para cães e 20 vagas para gatos Inscrições para voluntariado: https://bit.ly/voluntfapa – preferencialmente para turno da noite

Pontos de arrecadação de doações em instituições Ânima:

– UniRitter Campus Zona Sul – Rua Orfanotrófio, 555 em frente ao prédio A

– UniRitter Campus FAPA – Avenida Manoel Elias, 2001, prédios 5 e 7

– Fadergs – Rua Marechal Floriano, 185, Centro, Porto Alegre

App de resgate – SOS RS

Desenvolvido por professores voluntários da UniRitter, o SOS RS é um aplicativo de geolocalização para quem precisa de resgate, com informações compartilhadas em tempo real para a Defesa Civil e equipes de salvamento.

Para solicitar resgate: preencher informações em https://bit.ly/preciso_resgate

Para equipes voluntárias: 1. Enviar email para [email protected] com seu nome e telefone para receber a senha do app 2. Acesse o link https://bit.ly/posso_resgatar e acompanhe os pedidos de resgate em tempo real

3. Monte rotas de salvamento

4. ⁠Escolha um destino no mapa e clique no barquinho para que os outros grupos de resgate saibam que esse socorro está sendo atendido