UniRitter realiza ação de combate à dengue na EEEM Mariz e Barros

UniRitter realiza ação de combate à dengue na EEEM Mariz e Barros

14 / Maio / 2024

Atividade ocorre na quarta-feira (13), a partir das 17h30, no pátio do colégio, com alunos do turno da tarde e da noite

A UniRitter irá realizar nesta quarta-feira, 13, a partir das 17h30, uma ação de combate à dengue na Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, bairro Mário Quintana, em Porto Alegre. A atividade multidisciplinar reunirá alunos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem, que abordarão junto aos estudantes da escola questões sobre o vetor Aedes Aegypti e o vírus em si, com orientações de prevenção e tratamentos farmacológicos adequados conforme os sintomas.

“Com a ação, além de auxiliarmos a população da região, salientando a importância dos cuidados preventivos no combate à epidemia, também contribuímos para o desenvolvimento dos alunos da UniRitter no exercício da cidadania, aproximando-os da realidade da comunidade e do compromisso com a sociedade”, afirma Marcos, professor de biomedicina à frente da organização.

No evento, a equipe do Centro Universitário estará com microscópios e lupas para visualização do mosquito adulto (morto), do ovo e da larva, com demonstrações de como eliminar os focos do vetor e de que maneira matar as larvas e ovos em locais onde não se consegue eliminar a água parada, a exemplo de piscinas e caixas d’água. Haverá, também, a demonstração de prova do laço, cuja aplicação pode identificar petéquias (manchas) espalhadas pelo corpo.

A atividade, que terá duração de duas horas para conciliar a saída da turma da tarde e a entrada dos alunos da noite da EEEM Mariz e Barros, contará, ainda, com esclarecimentos de dúvidas da comunidade, distribuição de materiais elucidativos, explicações referentes ao ciclo biológico da doença e orientações para realização de exames e tratamentos adequados dos sintomas.

Conscientização também no ambiente acadêmico

Em paralelo à ação externa junto à comunidade, a UniRitter também leva a campanha contra a dengue para dentro do ambiente acadêmico. A instituição está organizando aulas inaugurais para todos os cursos da área da saúde com o tema Dengue em Foco. Nos painéis, ministrados pelos professores Larissa Cantele, de Enfermagem, Siomara Monteiro, de Farmácia, e Marcos Dums, de Biomedicina, serão abordados dados epidemiológicos, sintomas, prevenção, contaminação, tratamentos e vacinação.

A atração acontecerá nos dias 21, 26 e 27 de março, nos campi FAPA, Zona Sul e Canoas, respectivamente.