Inscrições abertas para o primeiro módulo da Academia de Líderes Sociais do campus FAPA da UniRitter
11 / Outubro / 2022
A iniciativa, vinculada ao Instituto Vilson Groh (IVG), reafirma o compromisso da UniRitter com a cidadania. A temática principal será “A cidadania e o direito à cidade”. As aulas, que começam dia 9 de novembro, serão presenciais no campus FAPA e também de forma online (síncrona), sempre quartas-feiras à noite, das 19h às 22h. O curso é gratuito e para participar é preciso estar ligado a uma entidade ou iniciativa comunitária no bairro Mário Quintana e ter acesso a um computador com internet e câmera.
Ao todo serão seis módulos e haverá inscrição independente para cada um. Com isso, cada um deles certificará 20h e cada turma terá entre 20 e 60 participantes.
Para concorrer a uma vaga preencha o formulário de inscrição neste link: https://forms.gle/gM55W15Rv1NqdanW8
Quem pode participar?
Atores sociais inseridos nas comunidades. Preferencialmente lideranças de entidades comunitárias/sociais, colaboradores de instituições de organizações sociais.
A Academia de Líderes Sociais visa formar lideranças aptas para:
– Atuar na sociedade com empoderamento do cidadão;
– Promover políticas públicas;
– Promover o direito à cidade na perspectiva dos direitos humanos;
– Colaborar com o aperfeiçoamento da gestão de organizações sociais;
– Conhecer os mecanismos para promover os direitos humanos.
A formação terá o foco da ação em contexto comunitário: pretende-se envolver os participantes numa ação coletiva, fundamentada em pesquisa e investigação relacionados a temas emergentes da comunidade. Ao final da formação os participantes deverão propor ações coletivas de resolução de problemas de forma democrática junto à comunidade.
O Curso de Formação de lideranças comunitárias para o exercício da cidadania terá um total de 120h, distribuído em 6 módulos, com 20h cada, conforme disposto a seguir.
2022
MÓDULO I – QUE LÍDER SOU EU? (Competências socioemocionais)
09/11 (Presencial) – Aula inaugural
Rachel Ballardin, Eduardo Araújo, Roberto Belmonte e Mauri Heerdt
16/11 (Remoto) – Minhas Referências de Líderes: características
Professora: Flávia Wagner
23/11 – (Presencial) Equilíbrio emocional: espiritualidade.
Professora: Liciane Costa Dresch
30/11 (Presencial) – Autoconhecimento das emoções.
Professora: Vivian Karoly Toledo Régio
07/12 – (Remoto) Autogestão das emoções, escuta ativa e comunicação não violenta.
Professor(a): a definir
14/12 – (Presencial) ATIVIDADE
Elaborar Projeto de Vida (equilíbrio pessoal e profissional).
2023
MÓDULO II – QUAL É O PROPÓSITO DA LIDERANÇA SOCIAL? (Direitos humanos, democracia e cidadania)
– Análise de conjuntura local e global: Estado e Sociedade Brasileira;
– Movimentos sociais: histórias e desafios;
– Tipos e práticas de lideranças;
– Direitos humanos;
– Exercitar o cuidado e o acolhimento com o outro;
– Políticas de Educação inclusiva;
– ATIVIDADE: Elaborar o propósito – bem comum.
MÓDULO III – QUAIS OS DADOS DO TERRITÓRIO QUE ATUO? (Territorialização e as políticas públicas)
– Mapeamento do entorno e elaboração de banco de dados (projetos e visão sistêmica da comunidade):
– Fontes dos dados socioeconômicos em órgãos públicos;
– Fonte de dados da comunidade;
– ATIVIDADE: Reconhecimento dos Pontos frágeis, potencialidades e oportunidades do meu território.
MÓDULO IV – QUAL É A MINHA REDE DE RELAÇÕES? (Lideranças comunitárias e a rede de colaboração)
– A população;
– A comunidade;
– A universidade;
– O estado;
– Lideranças comunitária;
– Os Conselhos de Direitos (políticas públicas), o Ministério Público e a Defensoria Pública.
– ATIVIDADE: Fazer uma lista de contatos para fortalecer vínculos e convivência por meio de ações coletivas e colaborativas.
MÓDULO V – COMO A LIDERENÇA PODERÁ CONTRIBUIR PARA A ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA? (Gestão, Organização e Planejamento das entidades sociais e comunitárias)
– Desafios na Gestão de Organizações Sociais (documentações, reuniões e registros, finanças e prestação de contas e comunicação);
– Gestão e Relações de Poder (vaidade, interesses pessoais…);
– Participação comunitária e a formação de novas lideranças;
– Gestão participativa;
– ATIVIDADE: Planejamento Estratégico.
2024
MÓDULO VI – COMO CRIAR CONEXÕES ENTRE TERRITÓRIO, REDES E RECURSOS? (Cidade Sustentável)
– Empreendedorismo Social e Público;
– As Metas do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
– Cidade Criativa (Como construir/planejar uma cidade inteligente a partir dos empobrecidos? Trabalhar a inclusão para todos).
– Elaboração de Projeto (Tipologia: captação de recursos/ ação comunitária/ formação);
– Marketing Digital – divulgar ações (elaborar página no Instagram ou Face/ Vídeo no YouTube);
– Avaliar e Medir Resultados;
– Socialização das propostas elaboradas.
ATIVIDADE – Mobilizar as redes para uma ação coletiva